segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Professor Querido como lidar com os diferentes tipos de profs.

Durante sua vida escolar, você vai encontrar os mais diferentes tipos de professor. Para evitar surpresas, desvendamos os principais perfis e a melhor maneira de lidar com eles


O amigão


O tipo que todo mundo gosta, é o amigão meio maluco. Você, como outros colegas, tem um professor preferido e que admira tanto pela maneira especial de ensinar quanto de se aproximar dos alunos. E não precisa ser nenhum músico empolgado em ser uma estrela do rock fingindo ser professor, como Dewey Finn, no filme Escola de Rock, para despertar o carinho de seus discípulos.
Só não vale abusar da boa vontade deles, como fez Carolina Mibielli, de 12 anos, que acha o professor de Geografia tão legal que se sentiu à vontade para levantar da carteira no meio da aula e fazer gracinha. Não precisa dizer que ele não gostou nadinha dessa história e pediu a ela que fizesse uma lição de casa extra.
"Eu adoro ele, mas dessa vez ele ficou bravo". Claro, né, Carol? Lidar com professores amigões é muito fácil, mas fique ligada! Eles estão ali para ensinar um conteúdo e podem, sim, fechar a cara quando acharem necessário.





O Estressado


Este tipo certamente vai aparecer na sua sala de aula, à frente do quadro e pedindo silêncio, mais cedo ou mais tarde. Algo próximo ao famoso professor Girafales (ou professor Linguiça, como Chaves o apelidou), só que sem o clássico "tá tá tá tá tá" que grita quando perde a paciência.
Dá um pouquinho de medo, às vezes, até uma pontinha de raiva, mas a verdade é que os professores que levam essa fama são supercomprometidos com sua tarefa de ensinar e só ficam bravos quando a turma atrapalha.
Normalmente, eles são muito esforçados e quem mais quer que você aprenda direitinho. Por isso, para evitar problemas, basta não perturbá-los enquanto eles tentam cumprir sua função.


O assustador


Pior do que os professores estressados são os que têm cara de mau. Daqueles que fuzilam os alunos com o olhar por qualquer movimento na hora da prova. O que esses educadores querem é respeito e, cá entre nós, é o mínimo que eles merecem.
Não se preocupe, nenhum Sr.Crocker, como do desenho Os Padrinhos Mágicos, vai aparecer na sua classe, distribuindo notas baixas e tentando de tudo para achar seus padrinhos mágicos - mesmo porque, você não tem. Embora, eventualmente, surja alguém de expressão mais séria. Não se assuste e, o mais importante, não o desafie.
A ideia para sobreviver a este tipo de professor é respeitar as regras e deixar a bagunça e a conversa para a hora do intervalo. Se mesmo assim ele pegar no seu pé, aparentemente por nada, converse com seus pais.

3 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas irei utilizar MUITOOOO no proximo ano bjs

    ResponderExcluir
  2. Legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Na minha escola já peguei só o tipo engraçado, porque eu já peguei um professor que só falava piadas na sala, más piadas sobre o assunto do que ele estáva tentando ensinar. Outro professor meu grita toda hora, más deixa a gente gritar mais ainda!!!!!!!!!! É muito estranho, más meu professor acha que si gritarmos o que acabamos de aprender, vamos fixar aquilo na nossa mente, e não vamos esquecer disso para a prova. Ele conta várias piadas, e é muito estranho que ele diz pra gente, (como dever de casa) escrever meia-página de qual-quer coisa que você quizer.
    BiBy!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. MInha lidinha!! Saudade te amo muito!!!!!!!
    Bjus

    ResponderExcluir